Você é estressado?

O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas.

Quando este “evento” termina as reações começam a diminuir. Ou pelo menos deveriam. Por que com a pressão e correria da vida moderna, muitas pessoas passam a viver assim continuamente.

COMO LIDAR COM O ESTRESSE A CURTO PRAZO?

Para resolver de verdade o estresse, é preciso pensar a longo prazo (como você verá abaixo). Mas existem técnicas e atividades que ajudam você a líder com o problema na hora. Um estudo da Universidade University de Sussex analisou o efeito de certas atitudes na redução do estresse, confira:

#1 LER UM LIVRO: 68% de redução no nível do estresse;

#2 OUVIR MÚSICA TRANQUILA: 61% de redução;

#3 TOMAR XÍCARA DE CHÁ: 54% de redução;

#4 FAZER UMA CAMINHADA: 42% de redução.

Ainda há um exercício de respiração chamada 4-7-8 que consegue aliviar a ansiedade bem rápido. Para realiza-lo é só seguir os seguintes passos:

- Inspirar o ar pelo nariz contando mentalmente até 4;

- Segurar a respiração contando até 7;

- Expirar o ar pela boca, fazendo barulho, contando até 8;

- Repetir esse ciclo 3 ou 4 vezes.

COMO LIDAR COM O ESTRESSE A LONGO PRAZO

#1 IDENTIFIQUE A RAIZ DO ESTRESSE

Mudanças, como ser demitido ou descobrir uma doença, geralmente causam estresse. As vezes até uma situação que deveria trazer alegria, como planejar uma festa ou receber uma promoção, te deixam estressado, não é verdade? O primeiro passo é descobrir qual é a RAIZ DO PROBLEMA.

#2 ENFRENTE O PROBLEMA

Bom, problema identificado, é hora de resolver a situação. Caso contrário, o estresse tende a piorar com o tempo. Uma boa dica é conversar com pessoas de confiança sobre como agir. Assim você saberá que não está sozinho nessa!

#3 ACEITE O QUE NÃO DA PARA MUDAR

Algumas situações são reversíveis e outras não. Por exemplo, problemas no trabalho ou relacionamento é possível resolver com esforço e dedicação. Já casos como uma morte de alguém próximo, infelizmente não tem solução. Por isso, aceite que há situações que não podemos mudar.

#4 CUIDE DO SEU CORPO E MENTE

Pessoas que praticam exercícios físicos com frequência e praticam meditação tendem a sofrer com níveis de estresse menores. Sabe outro hábito que ajuda? Guarde um lugar na sua agenda para praticar um hobby e atividades que você goste.

Muito bem! Vimos diversas maneiras de lidar com o estresse. A chave do sucesso é criar coragem e enfrentar o problema.

Espero que este post te ajude no seu dia a dia. Aproveite e siga a DIAMETRO no Instagram

Voltar

DiannaGrupo Diana TêxtilD.Portum